sábado, 31 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA 2011



Bom, se fosse fazer uma restrospectiva muita cheia de pormenores, viraria um livro, uma vez que 2011 foi um ano movimentado e mais que isso, um ano cheio de pensamentos, decisões, perdas, ganhos, etc. Mas como é um blog mais voltado ao esporte tentarei, veja bem, tentarei, me ater aos pontos que tem relação com o esporte.

Para mim 2011 na verdade, começou em novembro de 2010, quando fiz minha primeira prova de 10 km, foi o circuito das estações adidas em BH. Fui sem esperança de nenhum tempo muito bom, queria terminar (mas no fundo colocamos expectativas) e para essa corrida era de terminar em menos de 1 hora), consegui fazer em 56 minutos e guardo a mensagem no celular até hoje. Nessa mesma época comprei uma bike road para mim, uma caloi sprint, mas com quadro Mônaco tamanho 56. Era o mais em conta que tinha achado e ia ser isso mesmo. Já treinava natação, mais muito mais volume que técnica ou outro tipo de treino. Mas já estava com o triathlon na cabeça, faltava criar coragem de inscrever em uma prova e meter cara.

Mesmo assim, fui participando das corridas aqui na região, fui fazer a Volta do Cristo em Poços de Caldas (16 km com uma subida insana). Tinha corrido 16 km uma única vez em um treino mas queria ir e fui, então janeiro fiz a Volta ao Cristo, os 16 km mais destruidores que participei. Impressionante a subida, subi correndo ate o meio e comecei a andar com a galera. Mas terminei com 1:45 h. Percebi que gostava desses desafios e que não precisava ter medo. Participar de um triathlon começava a ganhar mais consistência. Nessa época decidi comprar a planilha ironguides para meio iron e que fosse para atletas experientes (me achava experiente pois já conseguia fazer o que a planilha classificava como experiente, mesmo que sofrendo). Agora os treinos tinham objetivos mais claros.

Ainda participei de uma corrida de 10 km em Itajubá onde fechei com 56 min de novo. Depois uma serie de corridas de 10 km, onde em uma delas (noturna) após nadar 2000m e pedalar 60 km, consegui finalmente baixar de 50 min, 49 e uns quebrados. Depois foram mais 2 corridas de 10 km com tempos de 46 e pouco, meu melhor tempo. Uma corrida em Três Corações e outra em Pouso Alegre.

Em março, acho, abriram as inscrições para o GP Damha em São Carlos / SP, para mim, mais fácil de chegar. Me inscrevi no short, mais uma vez com a intenção de terminar.... dia seguinte era o Extreme e eu poderia ver todos os triatletas que lia sobre no Mundo Tri, na TriSport, etc. Estava empolgado e nervoso. Nunca tinha nadado em águas abertas, mas achei que seria minha melhor modalidade uma vez que estava treinando forte, mera ilusão. Como é difícil, povo esbarrando, passando por cima, eu que treinava nadando 3x1, só consegui nadar 2x1 e de um lado só, o ombro direito ficou destruído. A perna da bike era só pirambeira, bem difícil e a corrida também tinha subida, ou seja, foi uma estréia bem escolhida. Consegui terminar com 1:14 acho. Já tinha na cabeça que 2012 era no extreme que eu ia.

Depois disso participei de uma prova de MTB, com uma bike emprestada da minha prima, heheheh, coluna ficou estragada por causa do tamanho da bike, mas tai uma prova gostosa de fazer. Imagino um Tri Off Road.

Me inscrevi também no circuito athenas, para os 10, 16 e 21 km. Fui melhorando, tanto que nos 21 km pude largar no Top 300 o que para mim foi como um troféu. Uma pena que na última etapa, bati o carro indo para BH e isso comprometeu o desempenho. Mas terminei, quebrado e sofrendo.

Fiz a Asics Golden Four em BH também, muito boa prova, meus primeiros 21 km. Queria terminar abaixo de 2:30 e para minha surpresa, terminei com 1:52h, inteiro. Depois de 1 semana, fui para Pocos d Caldas de novo para correr 25 km entre Poços e Pocinhos do Rio Verde, tipo uma meia maratona qu atravessa as serras entre as cidades. Muito bom, consegui manter um ritmo bom e fiz em 2:09h.

Depois das provas mais longas e treinando com a planilha, criei coragem peguei uma grana e me inscrevi em Pirassununga (o meio iron que eu tanto queria). A, no meio do ano, achei que poderia ter uma bike melhor, apertado paracaramba. Comprei uma TT do Max da Kona Bikes, era para ser uma mais barata, mas como não tinha e eu já estava na empolgação, foi essa que vai ficar comigo um bom tempo. Treinei bastante com ela, mas não fiz bike fit, ou seja estou em uma posição que acho que está mais ou menos boa, mas a lombar ainda sofre mesmo nos treinos.

Fiz Pira e me surpreendi com meu tempo, novamente a intenção era acabar, mas com vontade de ser abaixo de 6 horas, quando vi que daria para fazer abaixo de 5:30 quando terminei a primeira volta da corrida me empolguei e exagerei, terminando mesmo assim com 5:37 h, o que para mim foi motivo de muito orgulho.

Depois veio de surpresa Brotas (Interestadual de triathlon), na distância olímpica com uma preço camarada e um monte de benefícios. Fui né, mesmo detonado de Pira. Dessa vez o percurso do olímpico, me arrisco a dizer, superou todas as expectativas de dificuldade. Foi MUITO difícil, na T2 coluna travada, nem sei como terminei... mas foi mais uma experiência que me fez crescer, estarei lá de novo em 2012 se Deus quiser. Aliás, estarei em todas as 3 provas que fiz esse ano, se tudo der certo.

Já com o corpo esmagado fui fazer uma “corridinha” de 12 km aqui perto em Elói Mendes, também chama Volta ao Cristo, meu Deus, foram os 12 km mais sofridos que já corri, altimetria terrível com subidas e descidas insanas, terminei sem andar em nenhuma subida com 1:10h.

Depois disso me deu uma canseira que juntou com uma depressão de final de ano que me dá, mais viroses e resfriados, que fiquei 15 dias sem fazer nada direito, engordei 4 kg. Mas agora reencontrei o ânimo e voltei a treinar direito, claro que com uma intensidade menor, ate reaver meu condicionamento.

Em resumo, 2011 foi um ano de mudanças para mim, corrida era um aquecimento que eu fazia para jogar vôlei e fazia bem mequetrefe, não achei que poderia me trazer o prazer que tenho hoje. A perda de um amigo / irmão que jogava comigo, me fez deixar de vez o vôlei e partir para outros esportes. Hoje vejo que fiz certo, o time de vôlei acabou, não tenho tantas lesões serias mais e posso treinar sozinho nos horários que sobram.

Achava que demoraria a me considerar um outro tipo de esportista, mas depois do que passei para conseguir, ao menos, terminar as provas que me propus a fazer, acho que já posso me considerar um triatleta, inexperiente com muito a aprender, mas mesmo assim um triatleta e isso me deixa muito orgulhoso olhando como estava em 2008/2009 e como estou agora. Tenho muito a evoluir, alimentação ainda é difícil para mim, a parte social, os amigos ainda não entendem direito, mas .... nem tudo são flores! Precisamos fazer escolhas e eu estou fazendo. E estou conhecendo novos amigos, o que também é uma parte legal do triathlon, todos compartilham dicas, macetes, técnicas de treino, etc.

Agradeço a minha família por aceitar que eu estou sério no esporte (claro que tive de superar desconfianças, ainda tenho, uma vez que sempre explico que vou participar da prova para ME superar e não ganhar, quem sabe um dia). Agradeço à Fernanda, minha namorada que me acompanha e que entende minha dedicação em momentos que normalmente seriam de festa. Agradeço aos novos amigos do triathlon, do Ironbrothers que me mostram como é importante a disciplina e a dedicação nesse esporte e ao mesmo tempo mostram o quão maravilhoso ele é também. Agradeco ao meu irmão / amigo Juninho que lá do céu me manda forças para que eu termine cada prova, tenho certeza disso. Muito obrigado.

Bom, falei só de esportes, vou terminar dizendo que não foi nada fácil conciliar treinamentos e provas com o trabalho, o estudo (2 pós graduações) e com o aspecto mental que estava passando. Foi um ano de mudanças, aprendi muito....

Por fim, bom 2012 a todos os guerreiros e guerreiras que conheço, em todos os aspectos da vida!

3 comentários:

  1. Parabéns Guto !!! Fonte de inspiração para todos nós.
    Feliz 2012 !!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Xampa e Wlad, espero que possamos nos encontrar nas provas por aí em 2012!!! Abração

    ResponderExcluir